O CERVAS participou no Fim de Semana Europeu de Observação de Aves 2017


Nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro de 2017 decorreu o Fim de Semana Europeu de Observação de Aves.



Tal como nos anos anteriores esta iniciativa foi coordenada em Portugal pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), com a colaboração de várias entidades.



Na Serra da Estrela a actividade foi organizada pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), Aldeias de Montanha e CERVAS.



Durante o primeiro dia foram realizadas várias visitas à baixa do rio Seia e ao aeródromo de Pinhanços em Seia e ao rio Mondego e lagoas de Arcozelo em Gouveia.



No segundo dia foram visitados vários locais e habitates de montanha dentro do Parque Natural da Serra da Estrela, nomeadamente o Vale do Rossim, as Penhas Douradas, o rio Zêzere em S. Gabriel, Manteigas, os Piornos e a Torre.



Durante o evento foram ainda devolvidos à Natureza dois animais selvagens recuperados no CERVAS, um cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) no rio Mondego e uma águia-cobreira (Circaetus gallicus) no Vale do Rossim.



No total foram registadas 74 espécies de aves, sendo de destacar as excelentes observações de bufo-real (Bubo bubo), ógea (Falco subbuteo), milhafre-real (Milvus milvus), tartaranhão-azulado (Circus cyaneus) ou de melro-d´água (Cinclus cinclus).

Bufo-real (Bubo bubo) Autor da foto: Ivo Cosme


O CERVAS agradece a todas as pessoas e organizações envolvidas no evento e continua disponível e interessado em contribuir para o desenvolvimento da actividade de observação de aves na Serra da Estrela.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego