Devolução à Natureza de um texugo que tinha ficado preso num laço em Cavernães, Viseu.


No dia 6 de Fevereiro de 2015 foi devolvido à Natureza um texugo (Meles meles) que tinha fica do preso num laço, em Cavernães, concelho de Viseu.


Esta situação tinha sido detectada por habitantes locais que encontraram o animal num silvado e que de imediato contactaram o SEPNA/GNR de Viseu.


Tal como é habitual esta equipa foi de imediato ao local e conseguiu imobilizar o animal, retirando-o da armadilha ilegal em que estava preso.


De seguida foi feito o transporte para o CERVAS onde se procedeu à remoção das restantes partes do laço que ainda estavam agarradas ao corpo do animal e a comprimir a zona abdominal.


O texugo estava debilitado devido ao facto de provavelmente ter estado algum tempo a tentar libertar-se mas não apresentava lesões graves.


O processo de recuperação foi rápido e consistiu em repouso, medicação adequada e alimentação, tendo o animal revelado estar em boa condição quando foi colocado em instalações exteriores para avaliação do comportamento e movimentos.


A devolução à Natureza foi realizada na presença da família que tinha encontrado o texugo, ao final da tarde, numa zona florestal próxima de áreas agrícolas.


A utilização de laços é ilegal e constitui um sério problema de conservação da fauna selvagem de Portugal, afectando espécies protegidas como o texugo ou o lobo-ibérico podendo também atingir animais domésticos

Denuncie a utilização de laços ilegais de que tenha conhecimento através do SOS Ambiente: 808200520!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião