Devolução à Natureza de 2 corujas-das-torres em Pêra do Moço, Guarda
No dia 21 de Agosto de 2014 foram devolvidas à Natureza duas corujas-das-torres (Tyto alba) em Pêra do Moço, Guarda.
Estas aves tinha nascido num ninho na igreja da aldeia mas algumas pessoas terão manifestado desconforto com a sujidade causada pelas aves e contactaram o SEPNA/GNR da Guarda que as recolheu e encaminhou para o CERVAS.
Nenhuma das corujas apresentava lesões e o processo de recuperação consistiu em alimentação e treino de voo e caça em contacto com outras aves da mesma espécie e de diferentes idades.
Uma vez terminado o processo de recuperação foram contactadas as pessoas da aldeia de Pêra do Moço, com a colaboração da Quercus da Guarda no sentido de organizar uma acção de sensibilização da população para maior conhecimento da importância da coruja-das-torres naquela aldeia.
A receptividade foi excelente e dezenas de habitantes locais compareceram para conhecer melhor a espécie e para devolverem à Natureza as duas aves juvenis, junto à igreja, pelas quais manifestaram um grande carinho.
Após a libertação das corujas os técnicos do CERVAS verificaram as condições do ninho e deixaram algumas propostas no sentido de compatibilizar a presença das corujas-das-torres na igreja com a necessária limpeza do local.
O CERVAS agradece à população da Pêra do Moço pelo interesse e amabilidade e à Quercus da Guarda pelo apoio na organização da acção.
Comentários