Devolução à Natureza de uma cobra-rateira em Gouveia
No dia 9 de Maio de 2014 foi devolvida à Natureza uma cobra-rateira (Malpolon monspessulanus) em Gouveia.
Este animal tinha sido apanhado por um particular minutos antes de uma equipa do SEPNA/GNR de Gouveia passar pelo local.
De imediato, o animal foi recolhido pelas autoridades, uma vez que o local apresentava alguns riscos para a cobra por ser dentro do espaço urbano da cidade.
No CERVAS foi efectuado um breve exame físico e recolha de biometrias, e constatou-se que a cobra-rateira estava apta para ser devolvida à Natureza num local considerado seguro.
Sempre que encontrar uma cobra o procedimento mais correcto é afastar-se e deixar que o animal tenha tempo e espaço para seguir o seu caminho.
A maior parte das espécies comuns em Portugal, como é o caso da cobra-rateira, não são perigosas para o homem. No entanto, a manipulação deve ser evitada.
É importante referir também que estes animais são benéficos para o homem por se alimentarem de roedores, insectos e outros animais que podem ser prejudiciais à agricultura.
Comentários