Workshop de primeiros socorros a aves selvagens em Ponta Delgada, Açores


Nos dias 14 e 15 de Novembro de 2013 a Associação ALDEIA / CERVAS dinamizou um workshop de primeiros socorros a aves selvagens em Ponta Delgada, Açores.



Esta actividade foi organizada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) - Açores, e foi dirigida a agentes do SEPNA/GNR, Vigilantes da Natureza, técnicos florestais e ambientais, investigadores universitários e representantes de várias entidades do arquipélago.



O curso teve um dia de componentes teóricas relacionadas com diversos aspectos da recuperação de aves selvagens, desde instalações a casos clínicos, e outro totalmente prático, recorrendo a cadáveres de diversas espécies de aves existentes nos Açores para treino de diferentes técnicas.



O objectivo do evento foi capacitar os técnicos envolvidos na formação com os conhecimentos necessários para realizar uma primeira avaliação às aves selvagens recolhidas feridas e realização de procedimentos de emergência que possam ser necessários e úteis.



A situação actual apresenta algumas dificuldades, pela limitação em termos de estruturas que permitam realizar a recuperação de aves nos Açores, pois existem muitas situações em que são encontrados animais feridos, como por exemplo durante as campanhas SOS Cagarro, mas não só.



Apesar do CERVAS ter que lidar com uma realidade diferente da dos Açores espera-se que a formação tenha sido útil para ajudar a resolver situações que ocorram a curto prazo e que tenha contribuído com um novo impulso para eventuais esforços que se venham a desenvolver para a criação de espaços que permitam a recuperação de aves feridas e debilitadas, caso as entidades responsáveis o considerem necessário.



O excelente projecto de cooperação que já decorre há vários anos direccionado para a recolha de cagarros (Calonectris diomedea borealis) e outras aves marinhas pode ser uma referência e uma base a aplicar em eventuais futuros projectos que possam desenvolver-se para a recolha e recuperação de outras espécies de aves nos Açores, complementados com acções de investigação e educação ambiental, a partir de um, ou vários, centros.



O CERVAS agradece à SPEA pelo convite e por toda a colaboração durante o evento, e está disponível para futuras acções.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego