Devolução à Natureza de 3 pica-paus-malhados-grandes em S. Gião


No dia 3 de Julho de 2013 às 16:30 foram devolvidos à Natureza 3 pica-paus-malhados-grandes (Dendrocopos major) em S. Gião, Oliveira do Hospital.



Estas aves tinham sido encontradas por particulares num tronco oco de um castanheiro que tinha sido cortado quando ainda tinham pouco tempo de vida.


Como a recolocação dos animais no ninho era impossível, as pessoas que encontraram as aves levaram-nas de imediato para o CERVAS onde se deu início ao processo de hidratação e alimentação, de forma a que as crias pudessem desenvolver-se da melhor forma possível.


A alimentação baseou-se em tenébrios complementados com alguma ração, de duas em duas horas, e à medida que as aves iam crescendo, foram passando para diferentes tipos de instalações, de forma a garantir o maior conforto possível e a possibilidade de receberem gradualmente estímulos naturais.


A utilização de troncos como poiso e abrigo e para disponibilização de diversos tipos de alimento, principalmente na fase final, em jaulas exteriores, foi uma das principais preocupações. 


O objectivo principal era manter o bom estado da plumagem que estava em crescimento ao mesmo que tempo que se ia estimulando a procura de alimento por parte dos pica-paus, em troncos de madeira em decomposição, com insectos, nos quais eram colocadas mais larvas ou elementos que as atraissem, como por exemplo carne em decomposição.


O local escolhido para a devolução à Natureza foi exactamente o mesmo onde foram encontradas, numa zona de bosque com predominância de pinheiros e castanheiros.



O CERVAS agradece todo o esforço e preocupação das pessoas que encontraram os pica-paus e também, de uma forma especial, a dedicação e esforço de todas as pessoas envolvidas no processo de recuperação destas primeiras crias de  pica-paus que ingressaram no centro desde o início do seu funcionamento em 2006.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão