terça-feira, 2 de abril de 2013

Devolução à Natureza de 20 aves selvagens na abertura da Semana da Floresta em Gouveia


Durante a manhã de 2 de Abril de 2013 a ALDEIA / CERVAS participou no primeiro dia da semana da Floresta em Gouveia.


Este evento organizado pela Câmara Municipal de Gouveia com a colaboração do Parque Natural da Serra da Estrela e da ALDEIA / CERVAS decorre entre 2 e 5 de Abril, envolvendo todas as escolas do concelho.


A participação do CERVAS consistiu em diversas pequenas oficinas sobre fauna selvagem, seguidas de devolução à Natureza de um total de 20 aves que estavam em recuperação no centro.


Para além de uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) os alunos da EB de Gouveia tiveram a oportunidade de contactar de perto com várias espécies de passeriformes.


video

Estas 19 pequenas aves tinham ingressado no CERVAS no final de Março após terem sido apreendidas por equipas do SEPNA/GNR a particulares que as mantinham em cativeiro ilegal.


Entre as várias espécies de passeriformes devolvidas à Natureza pelos alunos da escola destacam-se o chamariz (Serinus serinus), o tentilhão (Fringilla coelebs), o verdilhão (Chloris chloris), ou até a escrevedeira-de-garganta-preta (Emberiza cirlus).


video

O tema principal das diversas pequenas palestras foi a problemática do cativeiro ilegal, com o objectivo de sensibilizar as crianças para esta problemática, o que permitiu também a troca de informações sobre várias situações de que eles tinham conhecimento no concelho e que passaram aos elementos do SEPNA/GNR.


No final da manhã, perante todos os alunos e professores da escola foi devolvida à Natureza uma águia-de-asa-redonda que tinha ingressado no CERVAS em Fevereiro de 2013.


Este animal tinha uma fractura numa das asas e após a sua resolução decorreu um período de treino de voo e caça em conjunto com outras aves de rapina diurnas.


video

O CERVAS agradece à organização do evento e a todos os alunos, professores e funcionários da escola de Gouveia, mantendo a disponibilidade para futuras acções de educação ambiental.

Sem comentários: