Compreender e Abraçar a Natureza
Este estágio tomou o nome de: Compreender e Abraçar a Natureza, pois o seu objectivo era que os alunos percebessem a dinâmica da natureza, a respeitassem e definissem uma postura amiga do ambiente em que actuam de forma a conservá-la.
Foi um projecto que chegou até às escolas do agrupamento inseridas no programa Eco-Escolas, como as Escolas Básicas de Melo, Folgosinho, Paços da Serra, S. Julião e Arcozelo e os Jardins de Infância de Melo, Folgosinho, Arcozelo, Gouveia e Moimenta da Serra.
Para os Jardins de Infância o CERVAS levou temas para discutir, fez jogos sobre os mesmos assuntos e lançou desafios, dos quais resultaram trabalhos muito interessantes.
O programa das Escolas Básicas foi um pouco mais longo. Entre Março e Abril, o CERVAS visitou as escolas citadas, quatro vezes, uma vez em cada mês. Cada visita foi marcada por um tema, actividades relacionadas, testes diagnóstico e desafios. Na primeira visita foi abordada a temática "Trabalho dos Centros de Recuperação de Animais Selvagens", na segunda "Aves de Rapina", na terceira "Mamíferos de Portugal" e na última "Fogos na Serra da Estrela". No final destas quatro sessões os alunos ficaram a saber quais os animais selvagens que existem em Portugal, o que se deve fazer quando se vê um ferido, o que são aves de rapina, suas características, ameaças e como podemos ajudar a preservá-las, as particularidades dos mamíferos, onde podem habitar e muito sobre morcegos, incluindo o que é a ecolocalização, pois 2011 é o ano europeu do morcego.
Foi um trabalho muito satisfatório e produtivo para ambas as partes, pois os alunos ficaram a saber mais sobre a natureza que os rodeia e como podem ajudar a preservá-la, e o CERVAS obteve dados importantes de como lidar com este público-alvo tão importante na área de Educação Ambiental, dado que transmitem a informação que aprendem para todos os que os rodeiam e, para além disso, são a próxima geração de população activa.
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