Devolução à Natureza de uma águia-cobreira em Sortelha, Sabugal

 

No dia 26 de Agosto de 2021 foi devolvida à Natureza uma águia-cobreira (Circaetus gallicus) que tinha sido encontrada dentro de um poço na aldeia de Quarta-feira, no concelho do Sabugal. As pesssoas que encontraram a águia conseguiram retirá-la do local onde tinha ficado acidentalmente presa e de onde não conseguiria sair se não tivesse sido salva.


Foto: Município do Sabugal

De imediato, foi contactado o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Guarda, que realizou o transporte para o CERVAS. Após um exame inicial verificou-se que a ave estava debilitada e apática - devido ao stress e cansaço - , magra e molhada. Devido às tentativas de sair do poço, apresentava também algumas feridas nos pulsos de ambas as asas mas sem gravidade.

Foto: Município do Sabugal

O processo de recuperação consistiu em tratamento das feridas, alimentação adequada (com cobras que anteriormente tinham sido encontradas mortas e recolhidas precisamente para serem utilizadas em casos de recuperação de águias-cobreiras) e, finalmente, treino de voo e musculação.


A devolução à Natureza decorreu em Sortelha, num local elevado próximo ao Vale de Quarta-feira onde a ave tinha sido recolhida, numa acção de sensibilização promovida pelo Município do Sabugal, com quem o CERVAS tem um protocolo de colaboração desde 2021 no sentido de desenvolver o turismo ornitológico e educação ambiental no concelho. A águia-cobreira foi libertada pelo casal que a tinha salvo, com a colaboração de um representante do Município do Sabugal.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião