8ª edição do Workshop de Aves Invernantes da Serra da Estrela


Nos dias 23 e 24 de Fevereiro de 2019 decorreu a 8ª edição do Workshop de Aves Invernantes da Serra da Estrela.








Durante o primeiro dia foram visitadas áreas agrícolas associadas a linhas de água em Seia (Baixa do Rio Seia e Aeródromo de Pinhanços) e Gouveia (Rio Mondego e Lagoas de Arcozelo) e no final da tarde decorreram palestras no CISE.




Na manhã seguinte foi realizada uma sessão de anilhagem de aves na zona florestal envolvente ao CISE, com o objectivo de divulgar esta técnica de estudo científico que é útil para conhecer vários aspectos da vida das aves, com destaque para as migrações e outros movimentos.





De seguida, ainda durante a manhã, o grupo partiu para zonas mais interiores da Serra da Estrela, como o Vale do Rossim e o Rio Zêzere em Manteigas.





Finalmente, durante a tarde, foi visitada a zona baixa da Covilhã (Ribeira de Corges, Quinta Branca) e finalmente a Torre, local onde terminou o evento.




No total foram registadas 75 espécies, o número mais elevado em todas as edições até ao momento, sendo de destacar espécies invernantes na Serra da Estrela como o dom-fafe (Pyrrhula pyrrhula) e a garça-branca-grande (Ardea alba) mas também espécies mais raras nesta época do ano, como o torcicolo (Jynx torquilla). 




O CERVAS agradece a colaboração e empenho do CISE / Município de Seia e Aldeias de Montanha em mais esta edição e continua interessado e disponível para próximas parcerias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Março: Coruja-das-torres

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Novembro: Gralha-preta

Espécie do mês de Janeiro: Gaivota-d'asa-escura