Devolução à Natureza de 2 cegonhas-brancas em Soure


No dia 29 de Novembro de 2018 foram devolvidas à Natureza duas cegonhas-brancas (Ciconia ciconia) na escola EB 1,2 de Soure.



Estas aves tinham sofrido acidentes, provavelmente de colisão contra estruturas, durante a tempestade Leslie que afectou a zona centro em Outubro, e foram encaminhadas para o CERVAS através do SEPNA/GNR de Montemor-o-velho e ICNF.



Ambas as cegonhas eram adultas e apresentavam sintomatologia neurológica compatível com trauma devido às colisões e os processos de recuperação consistiram em tratamento específico, alimentação,  e finalmente treino de voo e musculação numa instalação de grandes dimensões.



Após a libertação das cegonhas foram realizadas duas oficinas sobre fauna selvagem com turmas do 5º ano, com o objectivo de aumentar o conhecimento das crianças e professores da escola de Soure sobre as espécies autóctones da região e respectivos problemas de conservação.


O CERVAS agradece à escola EB 1,2 de Soure e respectiva associação de pais, em particular ao Carlos André, pelo convite e colaboração na dinamização da acção, ficando a disponibilidade para futuras parcerias. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto

Espécie do mês de Março: Coruja-das-torres

Espécie do mês de Outubro: Pega-rabuda

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião