Devolução à Natureza de um gavião com a Quinta das Cegonhas


No dia 11 de Março de 2016 o CERVAS recebeu a visita de cerca de 40 pessoas numa actividade promovida pela Quinta das Cegonhas.


Os visitantes, oriundos maioritariamente da Holanda mas também da Bélgica, tiveram oportunidade de conhecer de perto as instalações do CERVAS e algumas das linhas de trabalho que o centro desenvolve.



No final da visita foi devolvido à Natureza um gavião (Accipiter nisus) que tinha ingressado no CERVAS no início de Fevereiro após colisão contra uma estrutura.



Esta pequena ave de rapina apresentava sintomatologia neurológica e uma lesão numa das asas resultantes do embate. O processo de recuperação consistiu em terapia de suporte, imobilização do membro afectado e de seguida treino de voo e socialização com outra ave da mesma espécie.



A devolução à Natureza foi realizada numa zona florestal próxima de áreas agrícolas, onde a espécie é observada com regularidade, principalmente nos meses de Outono e Inverno.


O CERVAS agradece mais uma vez à Quinta das Cegonhas e também aos visitantes estrangeiros pelo grande interesse e entusiasmo demonstrado e pelo apoio ao trabalho do centro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego