Saída de campo: Identificação de Cogumelos Silvestres no Outono em Gouveia
No dia 17 de Outubro de 2015 decorreu em Gouveia mais uma saída de campo para identificação de cogumelos silvestres no Outono.
Este evento foi organizado pela ALDEIA / CERVAS e Município de Gouveia e contou com a participação de cerca de 20 pessoas oriundas de várias zonas do país, principalmente da região centro.
Os objectivos principais deste tipo de actividades são dar a conhecer a enorme biodiversidade micológica da Serra da Estrela mas também deixar o alerta para a necessidade de haver um maior cuidado e boas práticas de colheita desde recurso.
Após uma breve introdução sobre técnicas correctas de colheita, boas práticas e material básico necessário, foram realizadas caminhadas em zonas florestais das zonas altas do concelho de Gouveia.
As condições climatéricas têm sido favoráveis à ocorrência de cogumelos silvestres por isso a variedade de espécies detectadas foi muito interessante, o que possibilitou a aprendizagem aos participantes e também a colheita de algumas espécies com interesse gastronómico.
Depois de terminada a componente de campo a actividade prosseguiu no Centro de Educação Ambiental de Folgosinho (CEAF) onde decorreu a parte de identificação das espécies recolhidas.
O material recolhido foi organizado e até ao momento foi possível identificar 51 espécies, e todo o processo foi realizado com a colaboração dos participantes no evento, que receberam explicações por parte do formador Rui Cardoso e tiveram acesso a uma grande variedade de bibliografia sobre micologia.
Comentários