domingo, 5 de julho de 2015

Devolução à Natureza de uma águia-calçada na Mata Nacional do Choupal


No dia 4 de Julho de 2015 foi devolvida à Natureza uma águia-calçada (Aquila pennata) na Mata Nacional do Choupal (MNC), em Coimbra.



Esta acção fez parte de um programa de actividades de uma festa organizada pela Associação de Pais dos Jardins de Infância dos Montes Claros e Olivais do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e contou também com a participação do Núcleo de Rugby da Escola Superior Agrária de Coimbra que estavam a desenvolver actividades na MNC.



Esta águia tinha sido encontrada por particulares após colisão contra uma rede e encaminhada para o CERVAS através do SEPNA/GNR de Montemor-o-velho e Reserva Natural do Paul de Arzila.



No momento do ingresso no centro verificou-se que a ave estava num estado de magreza extrema e apresentava uma massa compacta no papo causada por Tricomoníase, uma doença parasitária que afecta o aparelho digestivo superior das aves.



O processo de recuperação consistiu em tratamento da doença, alimentação, treino de voo e musculação em contacto com outras aves de rapina diurnas.



Após a devolução à Natureza foi realizada uma pequena oficina sobre animais selvagens dirigida a crianças e pais, durante a qual foram apresentadas as características principais de alguns dos animais com que o CERVAS trabalha e algumas das suas ameaças.



O CERVAS agradece o convite da Associação de Pais e está disponível para as próximas acções de educação ambiental que foram debatidas e que poderão vir a ter lugar durante o próximo ano lectivo.

Sem comentários: