Curso de Iniciação à Observação de Aves em Fornos de Algodres


Nos dias 5 e 6 de Julho de 2014 o CERVAS dinamizou um curso de iniciação à observação de aves em Fornos de Algodres, em parceria com o Município local, com a respectiva Casa do Pessoal, e com a União de Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão.



Esta actividade contou com 20 participantes e teve como principal objectivo divulgar as espécies de aves existentes no concelho de Fornos de Algodres e despertar o interesse pelas actividades relacionadas com a sua observação.


A maior parte do curso decorreu no campo, com componentes práticas, de forma a que os participantes pudessem desenvolver as suas capacidades de detecção de aves e a sua identificação visual e auditiva.


Foram percorridos diversos tipos de habitats de forma a conseguir registar o maior número de espécies possível, tendo sido possível chegar às 63 durante os dois dias em que decorreu a actividade.


Dentro desta interessante variedade de espécies, que revela o grande potencial do concelho nesta temática, é de destacar o elevado número de aves de rapina, tanto em quantidade de indivíduos, como em variedade de espécies (8), sendo de destacar as excelentes oportunidades de observação de bútio-vespeiro (Pernis apivorus), ógea (Falco subbuteo) e águia-cobreira (Circaetus gallicus) durante as saídas de campo.


Além das saídas de campo decorreram também actividades de convívio, dinamizadas pela junta de freguesia local, sessões teóricas durante os períodos do dia em que as condições climatéricas não foram tão favoráveis, e ainda uma sessão de captura e anilhagem de aves.



O CERVAS agradece a colaboração de todas as entidades envolvidas na organização e está disponível para futuras acções de colaboração.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião