"Os cágados vão à escola" em Fornos de Algodres


No dia 6 de Maio de 2014 decorreu uma acção de sensibilização sobre cágados na Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres.


Durante a manhã foram realizadas 5 sessões para 6 turmas dos 5º e 8º anos onde foram apresentadas algumas das problemáticas de conservação dos cágados autóctones, com destaque para as que estão relacionadas com as espécies exóticas invasoras.


Tal como em sessões anteriores, as cerca de 120 crianças e professores participantes tinham sido contactados previamente para que pudessem levar para a sessão os cágados que tivessem em casa. 


Desta forma, foi possível proceder à identificação de diversos indivíduos, explicar a importância de os manter em cativeiro em boas condições e as razões pelas quais estes animais nunca devem ser introduzidos no meio natural.


Em paralelo foram apresentados alguns dos problemas de saúde pública humana relacionados com a posse de cágados, de forma a que todas as crianças e professores fiquem com a informação necessária para não correrem riscos sanitários.


Os 5 animais que foram levados pelos participantes eram dos géneros Pseudemys sp. e Graptemys sp., de comercialização e posse legais, mas foram fornecidas informações que poderão permitir o resgate de pelo menos dois animais pertencentes à espécie protegida cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa), actualmente em cativeiro ilegal, para que possam ser recuperados e devolvidos à Natureza no futuro.



O CERVAS agradece à Equipa de Revitalização do Património do Município de Fornos de Algodres e à Escola Básica e Secundária a colaboração na dinamização da acção e está disponível para futuras parcerias. Por último, fica também um agradecimento ao Parque Biológico de Gaia pela cedência de desenhos para a apresentação e cartaz.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego