Milhafre-real equipado com um emissor GPS e devolvido à Natureza


No dia 13 de Dezembro de 2021 foi devolvido à Natureza um milhafre-real (Milvus milvus) em Figueira de Castelo Rodrigo (FCR). Este indivíduo, de uma espécie invernante que tem estatuto Vulnerável em Portugal (Criticamente em Perigo, se considerarmos a reduzida população Residente) tinha ingressado no CERVAS a 16 de Outubro, após ter sido recolhida por um particular em Reigada, Figueira de Castelo Rodrigo, que a entregou ao Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Vilar Formoso.





No momento do ingresso esta ave apresentava uma fractura numa das asas devido a atropelamento. Após um processo de recuperação relativamente rápido, esta ave foi equipada com um emissor GPS pela organização espanhola AMUS (Acción por el Mundo Salvage) no âmbito do projecto LIFE EUROKITE o que permitirá conhecer os movimentos deste indivíduo e contribuir para um maior conhecimento sobre as ameaças que afectam esta espécie, que se encontra em declínio a nível europeu, devido a diversos problemas como o uso ilegal de veneno, electrocussão ou abate ilegal a tiro.




Finalmente, o milhafre-real foi libertado numa área agrícola próxima de FCR numa acção organizada pelo CERVAS, Ambieduca e Associação Transumância e Natureza que contou com a presença de crianças e jovens do Agrupamento de Escolas local e do SEPNA/GNR de Vilar Formoso.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego