Acção de educação ambiental na escola de Arcozelo, Gouveia.


No dia 17 de Março de 2014 a ALDEIA/CERVAS desenvolveu uma acção de educação ambiental para alunos, professoras e funcionárias da EB1 e Jardim de Infância de Arcozelo, em Gouveia.


Esta foi a primeira acção realizada no âmbito da Semana da Floresta em Gouveia, promovida pela autarquia local em parceria com vários parceiros.


Para além da habitual e simbólica plantação de árvores e arbustos de espécies autóctones foi realizada uma oficina ao ar livre sobre a fauna selvagem da região, com destaque para as espécies mais características das zonas florestais.


Para além das características dos animais foram abordados alguns dos seus problemas de conservação e de que forma os cidadãos podem contribuir para a protecção da fauna selvagem.


Após ter sido abordada a temática do cativeiro ilegal de espécies protegidas constatou-se que várias das pessoas presentes tinham em suas casas espécies protegidas, desde melros-pretos (Turdus merula) até cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa), pelo que o CERVAS tomou a iniciativa de promover a entrega para recuperação e posterior devolução à Natureza desse animais.


Alguns já foram identificados, como por exemplo um cágado-mediterrânico que uma das pessoas tinha na sua posse há mais de 5 anos, sem saber que o fazia ilegalmente, e após ingresso no CERVAS para quarentena será libertado em breve.


O CERVAS alerta novamente para a problemática do cativeiro ilegal de espécies protegidas e incentiva todos os cidadãos a divulgar todas as as situações de que tenham conhecimento. Para envio de informações e/ou esclarecimento de dúvidas o contactos é o seguinte: cervas.pnse@gmail.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

A empresa Alvespets apoia o CERVAS na recuperação de aves selvagens insectívoras

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Dezembro: Fuinha

O CERVAS recebeu a visita de estudantes de Medicina Veterinária da Escola Universitária Vasco da Gama

24ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu na Escola Superior Agrária de Coimbra

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto