segunda-feira, 17 de março de 2014

Acção de educação ambiental na escola de Arcozelo, Gouveia.


No dia 17 de Março de 2014 a ALDEIA/CERVAS desenvolveu uma acção de educação ambiental para alunos, professoras e funcionárias da EB1 e Jardim de Infância de Arcozelo, em Gouveia.


Esta foi a primeira acção realizada no âmbito da Semana da Floresta em Gouveia, promovida pela autarquia local em parceria com vários parceiros.


Para além da habitual e simbólica plantação de árvores e arbustos de espécies autóctones foi realizada uma oficina ao ar livre sobre a fauna selvagem da região, com destaque para as espécies mais características das zonas florestais.


Para além das características dos animais foram abordados alguns dos seus problemas de conservação e de que forma os cidadãos podem contribuir para a protecção da fauna selvagem.


Após ter sido abordada a temática do cativeiro ilegal de espécies protegidas constatou-se que várias das pessoas presentes tinham em suas casas espécies protegidas, desde melros-pretos (Turdus merula) até cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa), pelo que o CERVAS tomou a iniciativa de promover a entrega para recuperação e posterior devolução à Natureza desse animais.


Alguns já foram identificados, como por exemplo um cágado-mediterrânico que uma das pessoas tinha na sua posse há mais de 5 anos, sem saber que o fazia ilegalmente, e após ingresso no CERVAS para quarentena será libertado em breve.


O CERVAS alerta novamente para a problemática do cativeiro ilegal de espécies protegidas e incentiva todos os cidadãos a divulgar todas as as situações de que tenham conhecimento. Para envio de informações e/ou esclarecimento de dúvidas o contactos é o seguinte: cervas.pnse@gmail.com

Sem comentários: