Devolução à Natureza de 1 cágado-mediterrânico em Gouveia


No dia 12 de Setembro de 2013 às 18:30 foi devolvido à Natureza um cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) no Rio Mondego, entre Arcozelo e Ribamondego, Gouveia.



Este animal jovem tinha sido encontrado por particulares na via pública e foi entregue à autarquia local que o encaminhou para o Parque Ecológico de Gouveia, que por sua vez o entregou aos cuidados do CERVAS.



Como não foi detectado nenhum problema o tempo de permanência no centro foi de poucos dias, apenas com o objectivo de realizar a avaliação e alimentar o cágado antes de o devolver à Natureza.


O local onde o animal foi libertado é frequentado por muitos cágados da mesma espécie e reúne as condições adequadas para a sua reintegração na Natureza.


Uma das principais causas de ingresso de cágados-mediterrânicos no CERVAS e outros centros de recuperação é o cativeiro ilegal. Se conhecer alguém que tenha algum cágado desta espécie protegida deverá sugerir que o animal seja entregue num centro de recuperação, com o objectivo de ser devolvido à Natureza depois de avaliado e tratado, caso haja necessidade.



Obtenha mais informações sobre a conservação de cágados em Portugal aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião