quinta-feira, 4 de abril de 2013

Devolução à Natureza de um milhafre-preto na Escola Universitária Vasco da Gama


No dia 3 de Abril de 2013 às 17:00 foi devolvido à Natureza um milhafre-preto (Milvus migrans) na Escola Universitária Vasco da Gama (EUVG), em Coimbra.


A primeira parte da acção consistiu numa palestra sobre fauna selvagem integrada numa aula do curso de Medicina Veterinária, aberta a outros interessados, nos claustros do Mosteiro de S. Jorge de Milréu.


Durante esta sessão foram abordadas temáticas relacionadas com as diferentes espécies com que o CERVAS trabalha, desde anatomia a questões médicas relacionadas com processos de recuperação.


De seguida, no exterior da EUVG, procedeu-se à devolução à libertação do milhafre-preto que tinha ingressado no CERVAS no final do Verão de 2012, após ter sido recolhido pela Reserva Natural do Paul da Arzila e de ter sido sujeito a uma primeira avaliação no centro veterinário da EUVG.


Esta ave juvenil apresentava uma fractura numa das asas, provavelmente resultante de atropelamento, pelo que o processo de recuperação passou pela resolução da lesão, ao que se seguiram fases de fisioterapia, treino e musculação em contacto permanente com outras aves de rapina diurnas.


A devolução à Natureza foi realizada por uma aluna de Medicina Veterinária da EUVG que realizou um estágio intercalar no CERVAS, dedicado à Parasitologia em aves de rapina diurnas, na presença de alunos, professores e outras pessoas que se associaram à acção.


O CERVAS agradece à EUVG a colaboração na dinamização da acção e continua disponível para futuras acções que contribuam para a formação dos estudantes de Medicina Veterinária na área da conservação da fauna selvagem autóctone.

Sem comentários: