Devolução à Natureza de uma coruja-do-mato na Casa de Santa Isabel


No dia 30 de Março de 2013 foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco) na Casa de Santa Isabel, em S. Romão, Seia.


Durante a tarde teve lugar uma pequena conversa sobre fauna selvagem com todos os habitantes, colaboradores e visitantes deste Instituto de Pedagogia Curativa e Socioterapia.


Durante esta acção de educação ambiental foram apresentados alguns aspectos relacionados com a ecologia e anatomia das espécies com que o CERVAS trabalha e os participantes puderam contactar directamente com diversos tipos de materiais biológicos.


De seguida, no exterior, foi apresentada a história da ave que de seguida viria a ser devolvida à Natureza, e houve ainda oportunidade para falar sobre algumas das causas de ingresso e problemas de conservação da fauna selvagem de Portugal.


Esta coruja-do-mato tinha sido encontrada ferida, possivelmente após atropelamento, e foi encaminhada para o CERVAS através do SEPNA/GNR e Vigilantes da Natureza do Parque Natural da Serra da Estrela.


A ave apresentava uma lesão ocular causada pelo trauma violento e após o seu tratamento esteve em processo de treino de voo e caça. A libertação foi efectuada ao final da tarde numa zona florestal, um habitat adequado à espécie.


O CERVAS agradece à Casa de Santa Isabel por todo o interesse e alegria com que todos os seus elementos participaram na actividade e está disponível para futuras acções.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão