Devolução à Natureza de um mocho-galego e uma coruja-do-mato em Seia


No dia 30 de Julho de 2012 às 19h foi devolvido à Natureza um mocho-galego (Athene noctua) em Paranhos da Beira, Seia.


Esta ave adulta tinha sido encontrada por um particular, após ter sido atropelada, que a encaminhou para o CERVAS através do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e SEPNA/GNR de Gouveia.


Durante o exame físico foram detectadas lesões oculares que resultaram do trauma que o mocho sofreu e procedeu-se ao tratamento adequado, tendo sido posteriormente iniciada a fase de treino e musculação em contacto com outros mochos-galegos.


A libertação foi realizada num local próximo daquele onde a ave tinha sido encontrada, junto de campos agrícolas e áreas florestais, ao final da tarde, na presença de cerca de 15 pessoas.



Em Folhadosa, Seia, às 20:30, foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco) que tinha sido encontrada por particulares ainda muito jovem e com a plumagem em desenvolvimento.



Após cerca de dois meses no CERVAS em contacto com outras corujas-do-mato de diferentes idades onde foi treinada e alimentada, a ave foi devolvida à Natureza pelas pessoas que a encontraram numa área florestal na periferia da aldeia.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia