Devolução à Natureza de um milhafre-preto em Vide-Entre-Vinhas


No dia 24 de Junho o CERVAS procedeu à devolução à Natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans) na aldeia de Vide-Entre-Vinhas, concelho de Celorico da Beira.


Esta acção foi integrada num evento organizado pelo Centro Cultural e Desportivo de Vide-Entre-Vinhas que consistiu numa caminhada matinal e um almoço convívio para a população local.


Ao final da manhã foi realizada uma breve palestra sobre algumas das espécies de aves de rapina existentes na região, na qual foram apresentados alguns aspectos relacionados com a identificação, ecologia e principais ameaças de cada uma.


De seguida, cerca de 60 habitantes de Vide-Entre-Vinhas e alguns visitantes procederam à devolução à Natureza do milhafre-preto junto à antiga Escola Primária, próximo de um vale com campos agrícolas e zonas florestais, que no seu conjunto constituem um habitat adequado para a espécie.


Esta ave tinha sido encontrada num estado de grande debilidade, incapacidade de voo e com lesões compatíveis com colisão com alguma estrutura. A recuperação durou cerca de 3 meses e consistiu no tratamento das lesões e recuperação da condição física através de treino e contacto com outras aves de rapina.



O CERVAS agradece a calorosa recepção bem como o entusiasmo e interesse demonstrado pela população local e está disponível para futuras acções de educação ambiental e de promoção da biodiversidade da região.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Abril: Tentilhão-comum

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Dezembro: Fuinha

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia