30 de Dezembro de 2011: devolução à natureza de 1 águia-de-asa-redonda e 1 peneireiro-cinzento

30 de Dezembro de 2011, 11:00
Aldeia da Ponte, Sabugal - devolução à Natureza de uma águia-de-asa-redonda

Esta águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) tinha sido encontrada por um particular no dia 24 de Novembro amarrada a um chafariz em Aldeia da Ponte, Sabugal. A ave foi encaminhada para o CERVAS através de vigilantes da Natureza da Reserva Natural da Serra da Malcata e do Parque Natural da Serra da Estrela.


No momento do ingresso a ave não se conseguia manter em pé e apresentava vários sinais compatíveis com uma situação de trauma. Após tratamento e recuperação clínica a águia-de-asa-redonda passou por um processo de treino e musculação em conjunto com outras aves da mesma espécie para poder novamente ser devolvida à Natureza num local próximo daquele onde tinha sido encontrada.




30 de Dezembro de 2011, 14:00
Torre da Bolsa, Elvas - devolução à Natureza de um peneireiro-cinzento

Este peneireiro-cinzento (Elanus caeruleus) ingressou no CERVAS no dia 21 de Outubro, encaminhado pelo SEPNA/GNR de Elvas e Parque Natural da Serra da S. Mamede. Esta ave estava marcada com uma anilha metálica espanhola (nº6159008) e marca alar (vermelha J2) na asa direita.


No momento do ingresso a ave estava debilitada mas não apresentava lesões, pelo que o seu processo de recuperação consistiu em alimentação, treino e contacto com outras aves de rapina de pequeno porte.



O local escolhido para a devolução à Natureza foi a Zona de Protecção Especial (ZPE) de Torre da Bolsa, uma zona com condições óptimas e frequentado por um grande número de indivíduos desta espécie.


O peneireiro-cinzento foi libertado com as mesmas marcas que apresentava no momento do ingresso, por isso, o CERVAS agradece o envio de informação caso esta ave seja observada e identificada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião