02 de Agosto de 2011: Devolução à natureza de dez aves selvagens

02 de Agosto de 2011, Terça-feira
09:30h - Devolução à natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans)
Cemitério de São Joaninho, Santa Comba Dão


Esta ave ingressou no CERVAS ainda cria, vítima de queda do ninho. Foi encontrada por um particular, recolhida pelo SEPNA-GNR de Sta. Comba Dão e encaminhada para o CERVAS através dos Vigilantes da Natureza da RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila. No momento do seu ingresso não apresentava qualquer lesão e a sua recuperação, além de uma alimentação adequada, passou pela diminuição, ao mínimo indispensável, do contacto com humanos. Também esteve em contacto com animais da mesma espécie, de forma a adquirir alguns dos comportamentos específicos da espécie e posteriormente realizou treinos de voo e caça.


No momento de devolução à natureza deste milhafre-preto estiveram presentes cerca de 10 pessoas, entre as quais o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Joaninho, os agentes do SEPNA-GNR de Santa Comba Dão, particulares e os técnicos do CERVAS. O animal foi baptizado de 'Chico' e teve neste dia o seu primeiro voo em liberdade.




11:30h - Devolução à natureza de três milhafres-pretos (Milvus migrans)
Mata Nacional do Choupal, Coimbra


As primeiras duas aves foram vítimas de uma queda do ninho e foram encontradas por particulares, recolhidas pelo SEPNA-GNR de Coimbra e encaminhada para o CERVAS pelos Vigilantes da Natureza da RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila. Quando ingressaram no centro não apresentavam qualquer lesão e a sua recuperação passou por uma alimentação adequada, pelo contacto com animais da mesma espécie e realizaram treinos de voo e de caça. Durante este processo foi essencial diminuir ao mínimo indispensável o contacto com humanos, de forma a evitar a domesticação.

A outra ave foi encontrada por um particular e recolhida e encaminhada para o CERVAS pelos Vigilantes da Natureza da RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila. No momento do seu ingresso apresentava-se debilitada e desnutrida, tendo a sua recuperação passado pela administração de fluídos e por uma alimentação adequada, de forma a recuperar a boa condição corporal. Posteriormente esteve em contacto com animais da mesma espécie e realizou treinos de voo e de caça.



No momento de devolução à natureza destes 3 milhafres estiveram presentes cerca de 20 pessoas, entre as quais as pessoas que tinham encontrado os animais, o SEPNA-GNR de Coimbra técnicos do ICNB/RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila, particulares e comunicação social. As aves foram baptizadas de 'Sky', 'Mondego' e 'Rasante'. Esta devolução foi bem sucedida e estes milhafres poderão encontrar neste local o refúgio e o alimento de que necessitam para prosperar em liberdade.






14:30h - Devolução à natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans)
Futebol de Couvelha, São Lourenço do Bairro, Anadia


Esta ave foi vítima de uma queda do ninho e encontrada por um particular. Posteriormente foi recolhida pelo SEPNA-GNR de Anadia e encaminhada para o CERVAS pelos Vigilantes da Natureza da RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila. No momento do seu ingresso não apresentava nenhuma lesão, mas estava ligeiramente desidratada, pelo que a sua recuperação passou por uma alimentação adequada e pela administração de fluídos. Esteve em contacto com animais da mesma espécie e realizou treinos de voo e caça.


No momento de devolução à natureza deste animal esteve presente a pessoa que encontrou o animal, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Lourenço do Bairro e populares daquela localidade, cerca de 15 pessoas ao todo. O momento foi de bastante satisfação, já que as pessoas que se encontravam a assistir demonstraram-se muito interessadas e preocupadas com a vida selvagem da região. O animal foi baptizado de 'Couvelha'.




16:30h - Devolução à natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans) e de uma galinha-d'água (Gallinula chloropus)
Pateira de Fermentelos, Águeda


Esta galinha-d'água é um animal juvenil, vítima de uma queda do ninho, e foi encontrada por um particular, recolhida pelo SEPNA-GNR de Anadia e encaminhada para o CERVAS. No momento do seu ingresso não apresentava nenhuma lesão, mas aparentava alguma dificuldade em manter-se de pé, pelo que devia estar desnutrida. O seu processo de recuperação passou por uma alimentação adequada, e por treinos de voo.


O milhafre-preto é um animal adulto que terá sofrido um trauma de origem desconhecida. Foi encontrado e encaminhado até ao CERVAS por um particular. No momento do seu ingresso apresentava uma fractura da asa esquerda já em processo de ossificação, pelo que a sua recuperação passou por deixar finalizar este processo, e posteriormente foi feita fisioterapia à asa. Foi fornecida uma alimentação adequada, e numa fase final esteve em contacto com animais da mesma espécie e realizou treinos de voo e caça.



No momento de devolução à natureza destes animais estiveram presentes cerca de 15 pessoas, entre as quais o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Fermentelos e particulares. A galinha-d'água foi baptizada de 'Serena' e o milhafre de 'Bruno'.






18:00h - Devolução à natureza de um mocho-galego (Athene noctua)
Freguesia de Sangalhos, Anadia


Esta ave foi vítima de queda do ninho e foi encontrada por um particular, recolhida pelo SEPNA-GNR Anadia e encaminhada para o CERVAS pelos Vigilantes da Natureza da RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila. No momento do seu ingresso não apresentava lesões e o seu processo de recuperação passou por uma alimentação adequada e pelo contacto com animais da mesma espécie de forma a adquirir comportamentos específicos da espécie. Também realizou treinos de voo e caça.


A devolução à natureza deste animal foi realizada no Campo de Futebol de Sangalhos, e estiveram presentes cerca de 11 pessoas, entre as quais o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Sangalhos, a senhora que encontrou o animal e população daquela localidade. O mocho-galego realizou o seu primeiro voo em liberdade e foi baptizado de 'Serafino'.




19:30h - Devolução à natureza de dois mochos-galegos (Athene noctua)
Campo de Futebol de Oliveira do Bairro


Esta duas aves caíram do ninho e foram encontradas por particulares e encaminhada para o CERVAS por intermédio dos Vigilantes da Natureza do RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila. No momento do seu ingresso não apresentavam lesões, pelo que a sua recuperação demonstrou-se fácil, tendo sido essencial a diminuição ao mínimo indispensável da sua manipulação, de forma a evitar a domesticação. Foi-lhes fornecida uma alimentação adequada e estiveram em contacto com animais da mesma espécie. Realizaram treinos de voo e caça.


No momento de devolução à natureza estiveram presentes três pessoas, entre as quais os técnicos do CERVAS e do ICNB/RNPA. Estes animais foram baptizados de 'Fúria e Furão'




O CERVAS agradece a todos os participantes que presenciam estas actividades, a sua presença, a força e incentivo que dão para continuarmos no caminho de um bom trabalho.

Bem hajam!!!

Comentários

Fábia Azevedo disse…
Olá!

Mas que grande dia :):) Parabéns pelo excelente trabalho!!

bjinhos e continuem assim!!!
Fábia
tmiranda disse…
Boa tarde,

tive o prazer de estar presente na libertação dos 3 milhafres pretos na Mata do Choupal, em Coimbra.

Queria felicitar-vos pelo excelente trabalho que desenvolvem na recuperação destes animais selvagens.

Parabéns!!! E continuação de um excelente trabalho.

Telmo

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião