01 de Julho de 2011: Devoluções à natureza de duas cegonhas-brancas, um milhafre-preto e um britango

01 de Junho de 2011, Sexta-feira
09:15 - Devolução à natureza de uma cegonha-branca (Ciconia ciconia)
Freguesia de Ade, Almeida


Esta ave é um juvenil que caiu do ninho e foi encontrada e encaminhada para o CERVAS pelo SEPNA - GNR (Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR). No momento do seu ingresso apresentava uma fractura do dedo da pata direita e pequenas lesões na cabeça. O processo de recuperação passou pelo tratamento destas lesões e numa alimentação adequada, e numa fase posterior realizou treinos de voo e esteve em contacto com animais da mesma espécie. Foi devolvida à natureza num local que reúne condições óptimas para a sobrevivência da espécie.


No momento da devolução à natureza desta cegonha estiveram presentes cerca de 25 pessoas, todas habitantes desta freguesia. O momento foi muito gratificante pelo interesse demonstrado pela povoação por estes animais. A ave foi baptizada de 'Belinha'.






11:15 - Devolução à natureza de uma cegonha-branca (Ciconia ciconia)
Freguesia de Vale de Coelha, Almeida


Esta cegonha é um animal juvenil que caiu do ninho. Foi encontrada e recolhida pelo SEPNA - GNR e posteriormente encaminhada para o CERVAS através dos Vigilantes da Natureza. No momento do seu ingresso apresentava-se ligeiramente desidratada pelo que lhe foram administrados fluidos. Posteriormente realizou treinos de voo, esteve em contacto com animais da mesma espécie e foi fornecido alimento adequada à espécie. A libertação teve lugar num local onde se podiam observar os ninhos e os cerca de 8 indivíduos de cegonha-branca que pairavam no ar.



No momento de devolução à natureza desta ave estiveram presentes 4 pessoas, entre as quais técnicos do CERVAS e a pessoa que encontrou a cegonha. A cegonha foi baptizada de 'Cabecinha'.




14:00 - Devolução à natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans)
Freguesia de Reigada, Figueira de Castelo Rodrigo



Esta ave foi encontrada e encaminhada para o CERVAS por um particular. No momento do seu ingresso apresentava-se bastante debilitada, desnutrida e desidratada, pois não terá conseguido encontrar alimento no seu habitat natural. O sua recuperação passou pela administração de fluidos numa fase inicial, e depois por uma alimentação adequada de forma a que recuperasse a boa condição corporal. Numa fase posterior esteve em contacto com animais da mesma espécie e realizou treinos de voo.



No momento de devolução à natureza do milhafre estiveram presentes cerca de 18 pessoas, entre as quais a pessoa que encontrou o animal, os alunos e professores da escola primária da Reigada e alguns particulares. As crianças baptizaram o milhafre de 'Mimico'.






16:00 - Devolução à natureza de um britango (Neophron percnopterus)
Alimentador de Aves Necrófagas - Reserva da Faia Brava, Figueira de Castelo Rodrigo


Foto: Britango em recuperação no CERVAS

Esta ave é um animal juvenil e foi encontrado por um Vigilante da Natureza do Parque Natural da Serra de São Mamede e encaminhada para o CERVAS por um técnico do ICNB - Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade. No momento do seu ingresso apresentava lesões na face interna do pulso de cada asa, compatíveis com electrocussão. O seu processo de recuperação passou pelo tratamento das lesões numa fase inicial, e posteriormente em fisioterapia para melhorar a mobilidade e articulação da zona do pulso. Além disso esteve em contacto com outros animais e foi fornecida uma alimentação adequada para esta espécie, tendo realizado também treinos de voo. Este animal foi devolvido à natureza no alimentador de aves necrófagas da Reserva Biológica da Faia Brava, local que apresenta características ideais para os requisitos da espécie.


No momento de devolução à natureza deste animal estiveram presentes 12 pessoas, entre as quais alguns turistas, fotógrafos, técnicos e voluntários da ATN - Associação Transumância e Natureza, particulares e técnicos do CERVAS. O britango foi baptizado de 'Zé' e o momento foi bastante interessante, já que ele após um voo elegante, parou numa rocha na qual foi possível observá-lo durante algum tempo.


Foto: Britango recuperado em liberdade na Reserva Faia Brava



O CERVAS agradece à ATN a colaboração e apoio prestado nesta acção.

Fique a conhecer melhor esta espécie - britango ou abutre do Egipto (Neophron percnopterus) - que o CERVAS escolheu para espécie do mês de Julho de 2010.

Leia a notícia publicada no Jornal Público seguindo este Link para o Ecosfera.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego