16 de Junho de 2011: Devolução à natureza de dois milhafres-pretos

16 de Junho de 2011, Quinta-feira
14.30h - Devolução à natureza de dois milhafres-pretos (Milvus migrans)
Mata Nacional do Choupal - Coimbra




Estas duas aves ingressaram no CERVAS em 2008 vítimas de cativeiro ilegal. Estes dois milhafres foram apreendidos e encaminhados para o CERVAS através do SEPNA-GNR (Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR). No momento do ingresso apresentavam as penas de voo cortadas e algumas lesões relacionadas com o cativeiro, bem como alguns comportamentos que não eram típicos da espécie. O seu processo de recuperação passou por uma alimentação adequada, treinos de voo e caça e no contacto com animais da mesma espécie de forma a recuperarem alguns dos comportamentos específicos da espécie. Além disto foi de extrema importância reduzir ao mínimo indispensável o contacto com seres humanos.



A sua devolução à natureza ocorreu num local que apresenta condições excelentes para a sua sobrevivência. Além da disponibilidade alimentar existente no local, a Mata Nacional do Choupal alberga uma colónia de casais reprodutores desta espécie, o que será uma mais valia a presença desta colónia para o sucesso desta devolução à natureza.



No momento de devolução à natureza dos dois milhafres-pretos estiveram presentes 7 pessoas, entre as quais técnicos do ICNB da Reserva Natural do Paúl de Arzila, o SEPNA-GNR de Anadia e técnicos do CERVAS. As aves foram baptizadas de 'Choupal' e de 'Guarda Santos'.

Conheça melhor a problemática do cativeiro ilegal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego