25 de Maio de 2011: CERVAS presente nas comemorações do Dia Eco-Escolas no Fundão


No passado dia 25 de Maio, quarta-feira, a equipa do CERVAS deslocou-se à Escola EB 2/3 João Franco, do Fundão - Castelo Branco, para dinamizar actividades no âmbito das comemorações do Dia Eco-Escolas. Durante toda a manhã várias turmas do 5º ao 9º ano passaram pelos vários stands, que estavam à disposição para visita. Algumas das entidades presentes, além do CERVAS, foram o SEPNA-GNR - Serviço de Protecção Natureza e Ambiente, Quercus, Centro de Saúde do Fundão, Eco-Escolas, Bombeiros Voluntários do Fundão entre outras. Durante toda a manhã foram dinamizadas diferentes actividades, resultando numa manhã bastante animada e pedagógica para estes alunos.



O CERVAS, com recurso ao Kit de Educação Ambiental, falou com as crianças sobre o trabalho desenvolvido num centro de recuperação de fauna selvagem, e do trabalho neste centro em concreto , alertando-os para as principais causas de ingresso (cativeiro ilegal, envenenamento e abate ilegal, atropelamento, electrocussão, colisões, entre outras) e ensinou como deveriam proceder caso encontrassem um animal selvagem ferido. Além disso, com recurso ao diferente material de origem biológica (crânios, penas, patas, egagrópilas, etc.) que compõe o Kit, foi possível dar a conhecer algumas espécies da fauna selvagem autóctone, bem como características e adaptações desses animais que lhes permite ocupar diferentes habitats e nichos ecológicos.



Durante a manhã terão sido envolvidas cerca de 300 crianças nestas actividades. O CERVAS agradece desde já à organização do evento e à EB 2/3 João Franco, o convite para dinamizar esta acção de sensibilização ambiental.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego