Libertações: 31 de Março de 2011

31 de Março de 2011, Quinta-feira
Devolução à natureza de um gavião (Accipiter nisus)
14.30h - Campo de futebol, Carragozela - Seia


Esta é uma ave juvenil que foi encontrada por um particular e posteriormente recolhida e encaminhada para o CERVAS por intermédio do SEPNA/GNR Gouveia. No momento do seu ingresso apresentava uma fractura na asa direita resultado de um trauma de origem desconhecida. O seu processo de recuperação passou pelo tratamento da lesão através da imobilização da asa para proporcionar uma boa ossificação, e numa alimentação adequada para que alcançasse uma óptima condição física. Por fim realizou treinos de voo e caça e esteve em contacto com animais da mesma espécie. A sua devolução à natureza realizou-se num local que reúne as condições adequadas à espécie.



No momento de devolução à natureza desta ave estiveram presentes 11 pessoas entre as quais os alunos e professores do Jardim de Infância de Carragozela, e representantes da Junta de Freguesia de Carragozela. O gavião foi baptizado de 'Pedro'.




Devolução à natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba)
18.30h - RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila, Ameal - Coimbra


Esta é uma ave adulta que foi encontrada por um particular junto a uma estrada e posteriormente recolhida e encaminhada para o CERVAS por intermédio dos Vigilantes da Natureza da Reserva Natural do Paúl de Arzila. No momento do seu ingresso apresentava lesões compatíveis com colisão, possivelmente atropelamento dado o seu historial. O seu processo de recuperação passou pelo tratamento das lesões, por uma alimentação adequada, em treinos de voo e caça e no contacto com animais da mesma espécie.



No momento de devolução à natureza estiveram presentes cerca de 13 pessoas entre as quais técnicos do ICNB e CERVAS, particulares e repórteres do Jornal Folha. A coruja foi baptizada de 'Ritinha' e realizou um voo bastante agradável de observar.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia