Libertações: 31 de Março de 2011

31 de Março de 2011, Quinta-feira
Devolução à natureza de um gavião (Accipiter nisus)
14.30h - Campo de futebol, Carragozela - Seia


Esta é uma ave juvenil que foi encontrada por um particular e posteriormente recolhida e encaminhada para o CERVAS por intermédio do SEPNA/GNR Gouveia. No momento do seu ingresso apresentava uma fractura na asa direita resultado de um trauma de origem desconhecida. O seu processo de recuperação passou pelo tratamento da lesão através da imobilização da asa para proporcionar uma boa ossificação, e numa alimentação adequada para que alcançasse uma óptima condição física. Por fim realizou treinos de voo e caça e esteve em contacto com animais da mesma espécie. A sua devolução à natureza realizou-se num local que reúne as condições adequadas à espécie.



No momento de devolução à natureza desta ave estiveram presentes 11 pessoas entre as quais os alunos e professores do Jardim de Infância de Carragozela, e representantes da Junta de Freguesia de Carragozela. O gavião foi baptizado de 'Pedro'.




Devolução à natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba)
18.30h - RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila, Ameal - Coimbra


Esta é uma ave adulta que foi encontrada por um particular junto a uma estrada e posteriormente recolhida e encaminhada para o CERVAS por intermédio dos Vigilantes da Natureza da Reserva Natural do Paúl de Arzila. No momento do seu ingresso apresentava lesões compatíveis com colisão, possivelmente atropelamento dado o seu historial. O seu processo de recuperação passou pelo tratamento das lesões, por uma alimentação adequada, em treinos de voo e caça e no contacto com animais da mesma espécie.



No momento de devolução à natureza estiveram presentes cerca de 13 pessoas entre as quais técnicos do ICNB e CERVAS, particulares e repórteres do Jornal Folha. A coruja foi baptizada de 'Ritinha' e realizou um voo bastante agradável de observar.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

A empresa Alvespets apoia o CERVAS na recuperação de aves selvagens insectívoras

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Dezembro: Fuinha

O CERVAS recebeu a visita de estudantes de Medicina Veterinária da Escola Universitária Vasco da Gama

24ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu na Escola Superior Agrária de Coimbra

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto