30 de Março de 2011: Ano do Morcego 2011-2012 - Workshop "Educação Ambiental"


No passado dia 30 de Março decorreu no CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia, o Workshop "Educação Ambiental" integrado nas comemorações do Ano do Morcego 2011-2012. Este evento resultou de uma parceria entre o ICNB - Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, o Município de Seia - CISE e da Associação ALDEIA - CERVAS.

Foto: Armando Figueiredo

As actividades tiveram início de manhã com uma apresentação intitulada 'Os morcegos são nossos amigos' e proferida pela Drª Luísa Rodrigues do ICNB onde foi abordado a importância dos morcegos na regulação de ecossistemas e a biologia e ecologia de algumas espécies.


Durante a tarde foram dinamizados três workshops práticos em simultâneo onde foram abordados diferentes temas:

-"Turno da Noite" - Luísa Rodrigues (ICNB) e Cristina Vieira (ICNB)
Os participantes tiveram oportunidade de focar alguns aspectos essenciais da biologia e ecologia dos morcegos através de trabalhos manuais, jogos e dramatização.





-"Macroinvertebrados aquáticos" - José Conde (CISE) e Filipe Martins (CISE)
Neste workshop foi transmitido aos participantes o material necessário para ficarem a conhecer a biologia de algumas espécies de macroinvertebrados aquáticos e posteriormente os identificarem correctamente.

Foto: Armando Figueiredo

-"Recuperação de Fauna Selvagem" - José Pereira (ALDEIA/CERVAS) e Diana Canas (CERVAS)
Os técnicos deste centro transmitiram aos participantes alguns aspectos importantes na recuperação de fauna selvagem, e fizeram uma pequena demonstração do Kit de Educação Ambiental do CERVAS.

Foto: Armando Figueiredo

Foto: Armando Figueiredo

O Ano do Morcego 2011-2012 "resulta dos esforços conjuntos da Convenção de Bona sobre a Conservação das Espécies Migradoras Pertencentes à Fauna Selvagem e do Acordo sobre a Conservação dos Morcegos Europeus - EUROBATS, e pretende promover a conservação, investigação e educação sobre as quase 1200 espécies de morcegos que existem no mundo, cerca de metade das quais se encontra ameaçada de extinção. Particular ênfase será dada à divulgação da importância dos morcegos para o Homem e para os ecossistemas, por exemplo, como controladores de pragas e como dispersores de sementes."

Durante o evento foi divulgada a acção que se destina à angariação de fundos para a remodelação das estruturas do Solar do Mimo - Fique a conhecer este centro de acolhimento para crianças em risco.

O CERVAS agradece ao CISE, ao ICNB e a toda a organização do evento a cortesia demonstrada e a Armando Figueiredo pela cedência de algumas fotos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego