Libertaçoes: 15 de Outubro de 2010

15 de Outubro de 2010, Sexta-feira
09:30 - Devolução à natureza de um Gavião (Accipiter nisus)
São Paio de Gramaços (Oliveira do Hospital)

Esta ave foi encontrada e recolhida por um particular, que a entregou à Equipa do SEPNA da GNR da Lousã, que por sua vez a encaminhou para o CERVAS. Na altura do seu ingresso apresentava alguns sinais neurológicos compatíveis com trauma e o seu processo de recuperação iniciou-se com terapia de suporte, tendo prosseguido com treinos de voo e de caça, para além do contacto com animais da mesma espécie.


Na sua devolução à Natureza estiveram presentes cerca de 70 pessoas, na sua maioria alunos da Escola Básica do 1º Ciclo e do Jardim de Infância de São Paio de Gramaços, bem como professores e auxiliares destes estabelecimentos de ensino e ainda alguns populares, que baptizaram a ave com o nome de "João Gavião".



11:30 - Devolução à natureza de uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
Casal de Ermio (Lousã)

Esta ave foi encontrada por um particular próxima de um poste da linha de distribuição de energia eléctrica, tendo sido recolhida e transportada até ao CERVAS pela equipa do SEPNA da GNR da Lousã. Apresentava algumas queimaduras resultantes da electrocussão e o seu processo de recuperação consisitiu no tratamento das lesões e em treinos de caça e de voo, bem como no contacto com animais da mesma espécie.


No momento da sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 60 pessoas, na sua maioria alunos, professores e auxiliares da Escola Básica do 1º Ciclo e do Jardim de Infância de Casal de Ermio, bem como representantes da Junta de Freguesia e alguns populares, que baptizaram a ave com o nome de "Súria".


14:00 - Devolução à natureza de um peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus)
Escola Superior Agrária de Coimbra, S. Martinho do Bispo (Coimbra)

Esta ave foi encontrada próxima de um viaduto, em S. Martinho do Bispo, tendo sido recolhida e transportada até ao CERVAS por um particular. Na altura do seu ingresso verificou-se que a ave apresentava um fractura na asa direita, pelo que o seu processo de recuperação envolveu a estabilização e consolidação da fractura, e numa fase posterior, treinos de voo para permitir que a ave recuperasse a sua forma física, para além de treinos de caça e contacto com animais da mesma espécie.


O momento da sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 20 pessoas, professores e alunos da ESAC, que baptizaram a ave com o nome de "Agrária".


15:30 - Devolução à natureza de um peneireiro-vulgar
Barcouço (Mealhada)

Esta ave encontrava-se numa situação de cativeiro ilegal, em casa de um particular, ttendo sido apreendida pela equipa do SEPNA da GNR de Anadia. Posteriormente foi encaminhada para a Reserva Natural do Paúl de Arzila, que procedeu ao seu transporte até ao CERVAS. Na altura do seu ingresso neste centro verificou-se que apresentava alguns sinais ligeiros de domesticação, sendo que o seu processo de recuperação consistiu essencialmente no contacto com animais da mesma espécie, de modo a que a ave recuperasse os comportamentos normais e ainda em treinos de voo e de caça.


Na sua devolução à Natureza estiveram presentes cerca de 120 pessoas, na sua maioria alunos da Escola Básica do 1º Ciclo e do Jardim de Infância de Barcouço, bem como professores e auxiliares destes estabelecimentos de ensino e ainda alguns populares, que baptizaram a ave com o nome de "Sebastião".




16.00h - Devolução à natureza de um peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus)
Estádio Municipal de Oliveira do Bairro

Esta ave encontrava-se numa situação de cativeiro ilegal, em casa de um particular, tendo sido apreendida pela equipa do SEPNA/GNR de Anadia. Posteriormente foi encaminhada para a Reserva Natural do Paúl de Arzila, que procedeu ao seu transporte até ao CERVAS. Na altura do seu ingresso neste centro verificou-se que apresentava alguns sinais ligeiros de domesticação, sendo que o seu processo de recuperação consistiu essencialmente no contacto com animais da mesma espécie, de modo a que a ave recuperasse os comportamentos normais e ainda em treinos de voo e de caça.


A preceder a devolução à natureza desta ave, os técnicos do CERVAS realizaram uma apresentação aos alunos do 9º ano da escola secundária de Oliveira do Bairro, onde estiveram presentes cerca de 40 alunos e alguns professores e se abordaram temas como a contribuição dos centros de recuperação para a educação ambiental e funções dos mesmos.


No momento de devolução à natureza deste peneireiro-vulgar, estiveram presentes cerca de 60 pessoas, na sua maioria alunos e professores da escola secundária de Oliveira do Bairro, o Sr. Comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro e alguns bombeiros, e também representantes de algumas associações locais e alguns populares. A ave foi baptizada de 'Falcão do Cértima'.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego