Libertações: 5 Agosto 2010

5 de Agosto 2010
Libertação de um mocho-galego (Athene noctua)
19:30 - Ervedal da Beira, Oliveira do Hospital

Esta ave, ainda juvenil, foi encontrada por um particular numa estrada na freguesia de Ervedal da Serra, tendo sido encaminhado até ao CERVAS pela Equipa do SEPNA da GNR da Lousã, com suspeita de atropelamento. O período de recuperação no centro foi relativamente rápido e simples, pois a ave não apresentava lesões graves, mas tendo em conta que se tratava de um juvenil, passou pelo processo habitual de recuperação de juvenis que consiste em alimentação adequada para normal desenvolvimento corporal e da plumagem, bem como treinos de voo e caça. Durante o período de recuperação esteve também em contacto com aves da mesma espécie de forma a adquirir comportamento típicos da espécie.



No momento da sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 10 pessoas entre representantes da Junta de Freguesia de Ervedal da Beira e habitantes locais. Esta ave foi baptizada de "Ervedus"!








Libertação de um andorinhão-preto (Apus apus)
20:00 Mirante do Paixotão, Gouveia



Esta ave foi encontrada por um particular no centro de Gouveia e foi entregue ao CERVAS, onde se iniciou a recuperação da ave. O animal mostrava alguma debilidade e sinais de predação, apesar de não apresentar nenhuma lesão. A recuperação foi rápida e consistiu numa alimentação adequada de forma a recuperar e manter o seu peso.


No momento de devolução à natureza desta ave estiveram presentes cerca de 10 pessoas, e a ave foi baptizada de ‘Mirante'.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião