segunda-feira, 5 de julho de 2010

III Semana da Coruja-do-mato: 12 a 16 de Julho de 2010


Após a realização de duas edições anteriores da Semana da Coruja-do-mato (Strix aluco), decorridas em Dezembro de 2008 e Novembro de 2009, o CERVAS vem por este meio dar a conhecer a realização da III edição desta semana temática.

Esta semana temática, a realizar em várias localidades, tem como principais actividades a devolução à Natureza de várias aves desta espécie, recuperadas no CERVAS, e a realização de palestras e oficinas de educação ambiental, com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância destes animais e para o trabalho realizado pelos centros de recuperação de fauna selvagem. As oficinas e palestras de educação ambiental, consistem em breves apresentações sobre as rapinas nocturnas em geral e a coruja-do-mato em particular (com imagens, sons e vídeos) e a exposição e realização de pequenos jogos com material biológico (penas, ossos, regurgitações, etc.). Serão também apresentados os trabalhos desenvolvidos no CERVAS.


Um dos dos projectos em desenvolvimento pelo CERVAS é o BARN — Conservação e Estudo da Distribuição e Ecologia de Aves de Rapina Nocturnas, que está a ser desenvolvido numa primeira fase no concelho de Gouveia e que tem como objectivos principais identificar e monitorizar os locais de presença e nidificação de aves de rapina nocturnas, bem como potenciar a reprodução e fixação destas espécies através da colocação de caixas-ninho. A coruja-do-mato foi a segunda espécie menos detectada no concelho de Gouveia durante o trabalho realizado em 2008/2009, aparentando mesmo estar ausente no norte e nordeste do concelho. Esta aparente ausência poderá dever-se à escassez de manchas florestais mais extensas, habitat tão importante para esta espécie.

As acções de devolução à Natureza a decorrer na III Semana da coruja-do-mato serão as seguintes:

Dia 12 de Julho - Segunda-feira - Cavadoude, Guarda
20:30 - Libertação de duas corujas-do-mato

Ponto de encontro: Igreja de Cavadoude


Dia 14 de Julho - Quarta-feira - Moimenta da Serra, Gouveia

20:30 - Libertação de uma coruja-do-mato

Ponto de encontro: Quinta da Caramuja, Gouveia


Dia 15 de Julho - Quinta-feira - Carragozela e Vide, Seia

20:30 - Libertação de duas corujas-do-mato

Ponto de encontro: Cemitério de Carragozela


20:30 - Libertação de uma coruja-do-mato

Ponto de encontro: Poço dos Caneiros, Vide


Dia 16 de Julho - Sexta-feira - Castelo Viegas, Coimbra

20:30 - Libertação de uma coruja-do-mato

Ponto de encontro: Quinta do Carmo, Coimbra

Sem comentários: