Libertações: 27 de Novembro de 2009

27 de Novembro de 2009, Sexta-feira
Libertação de uma coruja-do-mato (Strix aluco)
17:30 Macieira de Sarnes, Oliveira de Azeméis

Esta ave foi encontrada em Macieira de Sarnes, Oliveira do Hospital, após ter caído do ninho. O particular que recolheu o animal entregou-o aos cuidados do Parque Biológico de Gaia, que iniciou o seu processo de recuperação. Esta instituição transferiu a ave para o CERVAS no dia 4 de Julho de 2009 para que pudesse finalizar o seu processo de recuperação, que consistiu em contacto com indivíduos da mesma espécie para que pudesse desenvolver os comportamentos normais, assim como treinos de voo e caça.


Na libertação estiveram presentes cerca de 70 pessoas, na sua maioria crianças, professores e auxiliares da Escola Básica do 1º Ciclo de Macieira de Sarnes, mas também diversos populares. A ave foi baptizada pelas crianças com o nome de "Riscas". Esta acção foi antecedida de uma oficina de educação ambiental, cujo público foram as crianças da Escola Básica do 1º Ciclo de Macieira de Sarnes.


Durante a manhã e ao início da tarde realizaram-se ainda acções de educação ambiental junto de alunos da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo do Pinheiro da Bemposta e da Escola Básica e Secundária de Fajões, onde se abordou o trabalho realizado nos centros de recuperação de fauna selvagem.


Esta acção foi realizada no âmbito da II Semana da coruja-do-mato, que decorreu entre 23 e 27 de Novembro de 2009.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião