Libertações: 13 de Novembro de 2009

13 de Novembro de 2009, Sexta-feira
Libertação de um mocho-galego (Athene noctua)
15:15 Souto de Aguiar da Beira, Aguiar da Beira

Esta ave ingressou no CERVAS a 21 de Julho de 2009, após ter sido recolhida em Souto de Aguiar da Beira por um particular que a encontrou dentro da sua propriedade, após esta ter caido do ninho. O animal foi entregue à equipa do SEPNA da GNR de Gouveia, que o encaminhou para este centro. O seu processo de recuperação envolveu o contacto com animais da mesma espécie para que adquirisse os comportamentos próprios e treinos de voo e caça.


Na libertação estiveram presentes cerca de 25 pessoas, na sua maioria crianças, e seus familiares, professores e auxiliares do Jardim de Infância de Souto de Aguiar da Beira, mas também representantes da autarquia local, na figura do Presidente da Junta, bem como alguns populares. A ave foi baptizada pelas crianças com o nome de "Benvindo". Esta acção foi antecedida de uma pequena apresentação.



Libertação de um mocho-galego (Athene noctua)
16:30, Chãs de Tavares, Mangualde


Esta ave ingressou no CERVAS a 13 de Outubro, após ter sido recolhida do interior de uma habitação, na localidade de Guimarães de Tavares, no concelho de Mangualde. O particular que encontrou a ave contactou a equipa do SEPNA de Mangualde, que recolheu e encaminhou a ave para este centro. A sua recuperação envolveu o contacto com animais da mesma espécie para que adquirisse os comportamentos próprios e treinos de voo e caça.


Na libertação estiveram presentes cerca de 45 pessoas, na sua maioria crianças, professores e auxiliares da Escola Básica do 1º Ciclo de Chãs de Tavares, representantes da autarquia local, na figura do Presidente da Junta, do Clube de Caça e Pesca de Mangualde, assim como alguns populares. A ave foi baptizada pelas crianças com o nome de "Tavares". Durante a manhã foi realizada uma pequena apresentação com as crianças, onde se abordou o trabalho do CERVAS e algumas características da ave que seria libertada durante a tarde.



Estas acções foram realizadas no âmbito da II Semana do mocho-galego, a decorrer entre 9 e 16 de Novembro de 2009.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego