Libertações: Março de 2009



3 a 6 de Março de 2009
Libertações de 3 aves recuperadas no CERVAS (Buteo buteo (2) e Strix aluco)
Acção organizada pelo Parque Natural da Serra de S. Mamede
Inseridas na "Semana da Conservação" da Escola EB 2,3 José Régio - Portalegre



5 de Março de 2009, 5ª feira
14h00: Assinatura de um protocolo de parceria entre a Associação ALDEIA e a Vinícola Castelar Lda - Museu do Vinho da Bairrada
15h00: Libertação de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) - Biblioteca Municipal de Anadia
Colaboradores: Câmara Municipal de Anadia, Vinícola Castelar Lda.

Esta águia-de-asa-redonda foi encontrada por um funcionário da Câmara Municipal de Anadia no Estádio Municipal desta cidade no dia 28 de Janeiro, apresentando lesões e comportamentos compatíveis com a permanência em cativeiro ilegal. A equipa do SEPNA de Anadia recolheu a ave e entregou-a no CERVAS, onde foi sujeita a todo o processo de recuperação que incluiu aumento do peso, melhoria da condição corporal e contacto com aves da mesma espécie.

Esta libertação complementou a cerimónia de assinatura de um protocolo de parceria entre a Associação ALDEIA e a Vinícola Castelar Lda., empresa esta que irá apoiar o CERVAS através da cedência de parte das verbas obtidas na venda de um lote de garrafas de Vinho Tinto da Bairrada "Trôno Real" com um rótulo especial dedicado à temática da recuperação de águias.


Dia 17 de Março de 2009
Libertação de um Milhafre-real (Milvus milvus)
12h30, Estremoz
Patrocinador: ADT - Fire & Security
Colaborador: Câmara Municipal de Estremoz

Este Milhafre-real (Milvus milvus), foi recolhido no passado dia 28 de Janeiro no Monte Redondo (Sta Maria, Estremoz) pela equipa do SEPNA de Estremoz, por se encontrar muito débil e desnutrido. Esta ave foi entregue ao PNSSM que por sua vez a entregou no CERVAS. Após todo o processo de recuperação que incluiu alimentação para aumento e estabilização de peso e treinos de voo e musculação nas instalações deste centro, esta ave encontrava-se finalmente pronta para ser devolvida à Natureza.


Esta libertação contou com a presença de um importante patrocinador do CERVAS, a empresa ADT - Fire & Security, que cedeu e instalou gratuitamente câmaras de vigilância nas câmaras de muda e túnel de voo do centro. Estes equipamentos permitirão observar os animais em recuperação 24h por dia, o que providenciará informações essenciais sobre o comportamento dos indivíduos, levando a que o processo de recuperação possa ser melhorado e acelerado.
Este momento de devolução à Natureza de uma ave recuperada no CERVAS foi ainda antecedido por uma acção de educação ambiental com uma turma do 10º ano de escolaridade da Escola Secundária Rainha Santa Isabel - Estremoz.

Dia 18 de Março - Sporting Clube de Vinhó:
Libertação de uma coruja-das-torres (Tyto alba)
21h30 - Tertúlia sobre recuperação e conservação de espécies e sobre a Tyto alba

Dia 19 de Março - Escola Primária de Vinhó:
9h00 - Palestra sobre caixas-ninho
10h30 - Montagem e colocação de uma caixa-ninho
18h30 - Palestra sobre corujas-das-torres (Tyto alba)
19h00 - Libertação de uma coruja-das-torres (Tyto alba) recuperada no CERVAS

Para complementar de um modo único as comemorações do Dia do Pai, o CERVAS realizou mais uma devolução à Natureza de uma ave recuperada neste centro: uma coruja-das-torres (Tyto alba), recolhida em Vinhó por se encontrar ferida e debilitada. Este evento incluiu ainda uma tertúlia sobre recuperação e conservação de espécies e sobre esta espécie em particular e uma palestra, montagem e colocação de caixas-ninho.


Dia 19 de Março – Biblioteca Municipal, Mangualde
Libertação de uma águia-calçada (Aquila pennata)
14h00 - Palestra sobre Centros de Recuperação e espécies de animais selvagens (em particular sobre a Águia-calçada (Aquila pennata))
16h00 – Libertação de uma Águia-calçada (Aquila pennata) recuperada no CERVAS

Acções inseridas na comemoração da “Semana da Floresta e da Segurança” organizada pelo Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara, PROSEPE e Eco-Escolas

Comentários

Alessandro K. disse…
Olá, sou do Brasil e adorei o blog !!!!
Parabens !!!!
Sigam em frente e a todos : SALVEM AS CORUJAS !!!!

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego