Libertações: Janeiro de 2009

O CERVAS iniciou o ano de 2009 com duas acções de devolução à Natureza de animais recuperados, entre outras actividades.

22 de Janeiro, 5ª feira
Libertação de um Grifo (Gyps fulvus)
10h00, Vale de Espinho
Esta acção contou com a presença de cerca de 70 crianças do pré-escolar e foi organizada com a colaboração da Câmara Municipal do Sabugal.


Este grifo juvenil ingressou no CERVAS em Novembro de 2008 por se encontrar muito debilitado. Foi encontrado por um particular e recolhido pelo SEPNA da Guarda. O processo de recuperação consistiu em medicação e alimentação, para que recuperasse as forças, e em treinos de voo e musculação.


29 de Janeiro, 5ª Feira
Libertação de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
14h30, Anadia


Esta libertação foi organizada com a colaboração da Câmara Municipal e do SEPNA-GNR de Anadia e contou com o apoio da Vinícola Castelar, Lda., que apadrinhou esta ave, e foi antecedida por uma acção de educação ambiental no Colégio de Nossa Sra da Assunção, em Famalicão - Anadia. Estiveram presentes no momento de devolução à natureza desta ave cerca de 100 crianças do Ensino Pré-Primário e Primário, Vanda Póvoa da Vinícola Castelar e representantes da Câmara Municipal de Anadia, entre outros.

Esta ave, também juvenil, foi recolhida por um particular em Paredes de Baixo - Anadia, em Agosto de 2008, e encaminhada para a Reserva Natural do Paúl da Arzila. Foi transportada depois até ao CERVAS onde se verificou que apresentava uma fractura na asa direita, compatível com colisão. O processo de recuperação consistiu na resolução da fractura através da colocação de uma ligadura e posterior fisioterapia, convivio com outras aves da mesma espécie e treinos de voo e musculação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego