Apoie o trabalho do CERVAS! Faça um donativo para o NIB: 003503540003190733089 (Caixa Geral de Depósitos de Gouveia), ou apadrinhe um animal em recuperação.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

A águia-pesqueira devolvida à Natureza em Abril foi novamente observada em Portugal após regresso da Alemanha.


No dia 29 de Outubro de 2016 a águia-pesqueira (Pandion haliaetus) com anilha azul com caracteres brancos AZ na pata esquerda foi observada na ilha da Murraceira, Figueira da Foz, pelo observador de aves António Gonçalves.


Autor das fotos: António Gonçalves

Este foi o primeiro registo conhecido deste indivíduo em Portugal desde a sua devolução à Natureza no dia 6 de Abril de 2016 em Montemor-o-velho, após um período de cerca de 3 semanas de recuperação de uma electrocussão que provocou lesões na asa esquerda da ave.



Após contacto com investigadores alemães para relato desta obervação foi possível também saber que a ave tinha passado a época de reprodução na Alemanha, na zona que frequenta habitualmente, o que prova que a migração após a devolução à Natureza foi bem sucedida.



O CERVAS agradece ao António Gonçalves pelo esforço na leitura da anilha com telescópio e pela cedência das fotografias e ao Centro de Recuperação de Animais Marinhos de Quiaios (CRAM-Q) pela colaboração neste caso desde que a ave foi recolhida.

Sem comentários: