2º Workshop de Observação de Aves em Ponte Nova, Vila Franca da Serra.


No dia 21 de Maio de 2016 decorreu a 2ª edição do Workshop de Observação de Aves em Ponte Nova, Vila Franca da Serra, Gouveia.



Esta actividade foi organizada pela Casa do Guarda Rios, Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra e CERVAS e contou com a participação de cerca de 20 pessoas.



Durante a manhã, a primeira parte da actividade consistiu numa breve introdução sobre a observação de aves, material necessário e espécies mais comuns na região.



De seguida foram percorridos diferentes habitates agrícolas, florestais e ribeirinhos, nas zonas envolventes ao rio Mondego.



A meio da manhã foi feita uma pausa para descanso e para degustar produtos regionais disponibilizados pela Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra.



A última parte do percurso decorreu numa zona mais elevada, com predominância de matos, onde foi possível observar uma grande quantidade e diversidade de aves de rapina.



Finalmente, de regresso à Casa do Guarda Rios, teve lugar um almoço e de seguida uma palestra para consolidação de conhecimentos adquiridos durante o percurso no campo.


No total da actividade foram registadas 55 espécies, um número mais elevado do que na edição de 2015, com destaque para os bons momentos de observação de bútio-vespeiro (Pernis apivorus), papa-figos (Oriolus oriolus), abelharucos (Merops apiaster), picanço-barreteiro (Lanius senator) e melro-azul (Monticola solitarius).


O CERVAS agradece à Casa do Guarda Rios e Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra, e continua disponível e interessado e futuras iniciativas em parceria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Campanha de Natal 2022 - Apadrinhe um animal selvagem em recuperação!

Devolução à Natureza de 6 mochos-d´orelhas

Actividades sobre cogumelos silvestres em Gouveia

Devolução à Natureza de 98 andorinhões

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Saídas de campo de identificação de cogumelos silvestres em Gouveia

Devolução à Natureza de 1 pica-pau-malhado-grande após colisão com uma janela

Devolução à Natureza de 16 corujas-do-mato

Campanha de Apadrinhamento de Natal 2021!

Devolução à Natureza de 3 águias-calçadas