Devolução à Natureza de uma gralha-preta que tinha estado em cativeiro ilegal


No dia 4 de Fevereiro de 2016 foi devolvida à Natureza uma gralha-preta (Corvus corone) em Gouveia.


Esta ave tinha sido entregue no CERVAS pelo SEPNA/GNR de Viseu, que a tinha resgatado a particulares que a mantinham numa situação de cativeiro ilegal.


Ao contrário de outras aves da mesma espécie que se encontravam em situação semelhante e que necessitarão de recuperar a plumagem, esta gralha estava numa condição física que permitiu que o processo de recuperação fosse relativamente rápido.


Apenas foi necessário alimentar o animal, avaliar o seu comportamento e proceder ao treino de voo e musculação durante algumas semanas, sempre em contacto directo com outras aves da mesma espécie.


A devolução à Natureza realizou-se num local próximo de áreas florestais e agrícolas onde a espécie é comum, na expectativa de que a gralha-preta possa reintegrar a população selvagem a que pertence.


Nunca é demais recordar que a captura e cativeiro de espécies selvagens, como é o caso das gralhas-pretas e outros corvídeos, mas também de melros, pintassilgos ou aves de rapina, não são permitidas e todas as situações devem ser denunciadas ao SEPNA/GNR através do SOS Ambiente 808200520.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião