"Os cágados vão à escola" em Ponte das Três Entradas, Oliveira do Hospital


No dia 12 de Junho de 2015 decorreu mais uma sessão de sensibilização no âmbito do projecto "os cágados vão à escola", desta vez na Escola Básica Integrada de Ponte das Três Entradas, em Oliveira do Hospital.


Durante a tarde foram realizadas 3 sessões para um total de cerca de 100 alunos e professores durante as quais foram abordadas várias questões relacionadas com a conservação das espécies de cágados autóctones e alguns dos seus problemas de conservação.


Como habitualmente, foi dado um destaque particular ao problema das espécies de tartarugas exóticas invasoras, tendo sido possível constatar que uma quantidade significativa (cerca de um terço) das crianças tinha (ou já teve) tartarugas compradas em lojas e que nalguns casos houve fugas.


Tal como já tinha sido possível verificar em acções em escolas dos distritos da Guarda e Viseu, também nesta do distrito de Coimbra existem crianças que têm tartarugas compradas recentemente de espécies cuja venda é ilegal, como é o caso da tartaruga-de-orelhas-amarelas (Trachemys scripta scripta), adquiridas em lojas da região.


O CERVAS agradece à Escola de Ponte das Três Entradas a oportunidade e continua disponível para futuras acções de educação ambiental.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião