Devolução à Natureza de uma águia-cobreira no Dia da Criança em Gouveia


No dia 1 de Junho de 2015 celebrou-se o Dia da Criança em Gouveia, no Parque da Senhora dos Verdes.


Tal como habitualmente, esta actividade foi promovida pelo Município de Gouveia e contou com a colaboração de diversos parceiros, entre os quais o CERVAS.


Durante a manhã os diversos parceiros dinamizaram pequenas oficinas temáticas relacionadas com a actividade de cada um e o CERVAS aproveitou a oportunidade para continuar a divulgar a biodiversidade da Serra da Estrela.


No final da manhã, e devido ao facto de em simultâneo se celebrar também o Dia Eco-escolas, decorreram acções relacionadas com a protecção do ambiente dinamizadas pelas escolas aderentes ao programa, que incluiram música, dança e poesia e que constituiram um excelente mote para a acção de devolução à Natureza que se seguiu.


As cerca de 700 pessoas presentes tiveram então a oportunidade de presenciar a devolução à Natureza de uma águia-cobreira (Circaetus gallicus) que tinha estado em recuperação no CERVAS.


Esta ave de rapina migratória de grandes dimensões e que se alimenta à base de répteis tinha ingressado no centro após ter sido ferida com um tiro e estava debilitada e com feridas numa das asas. O processo de recuperação foi simples e rápido, tendo consistido em tratamento das lesões, alimentação e treino de voo e caça em contacto com outras aves de rapina diurnas.


O CERVAS agradece o convite e a oportunidade e continua disponível para continuar a contribuir para uma cada vez melhor educação ambiental das crianças de Gouveia.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão