Devolução à Natureza de 3 cágados-mediterrânicos em Abrunhosa-a-velha, Mangualde.


No dia 12 de Junho de 2015 o CERVAS regressou à Escola Primária de Abrunhosa-a-velha, em Mangualde, depois de já lá ter realizado uma acção de sensibilização no âmbito do projecto "os cágados vão à escola".


Durante essa acção realizada em 2014 uma das crianças disse "ter em casa 3 cágados que o pai tinha encontrado e recolhido durante um dia de pesca junto ao rio Mondego" e os técnicos do CERVAS informaram-na sobre a ilegalidade dessa situação de cativeiro.



As professoras da escola colaboraram na sensibilização da família e os cágados foram entregues voluntariamente no CERVAS para serem avaliados e preparados para o regresso à Natureza.



A devolução à natureza dos 3 cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa) decorreu junto ao rio Mondego, próximo da aldeia de Abrunhosa-a-velha e foi presenciada por todos os alunos da escola e respectivas professoras.



Durante a acção foram apresentadas algumas das características desta espécie e os seus principais problemas de conservação, com destaque para as espécies de tartarugas invasoras.



Após a libertação as crianças tiveram oportunidade de explorar a biodiversidade das margens do rio e, em simultâneo, foram encontrando e recolhendo algum lixo que infelizmente continua a estar presente.



O CERVAS agradece o interesse e empenho das crianças e professoras e está disponível para futuras acções de educação ambiental e de descoberta da biodiversidade da zona de Abrunhosa-a-velha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego