À descoberta da biodiversidade do Rio Mondego com a Fundação D. Laura dos Santos


No dia 16 de Junho de 2015 o CERVAS e a Fundação D. Laura dos Santos dinamizaram uma acção de educação e interpretação ambiental junto ao rio Mondego, em Arcozelo (Gouveia) com crianças que estão a participar num programa de actividades em férias.



Após devolverem à Natureza 2 cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa) que tinham estado em recuperação no CERVAS as crianças percorreram as margens do rio com o objectivo de descobrir e interpretar a biodiversidade do local.



O interesse e entusiasmo das crianças foi muito grande e foi possível detectarem alguns animais, principalmente anfíbios e insectos, mas também indícios de presença de mamíferos como por exemplo raposas (Vulpes vulpes) e lontras (Lutra lutra), o que permitiu abordar o tema da alimentação destes animais selvagens.



Foi com grande surpresa e curiosidade que as crianças se foram apercebendo da grande quantidade de animais que era possível observar, principalmente insectos como as libélulas e as libelinhas, e a sua relação com a vegetação ribeirinha.



Infelizmente, e apesar do mesmo local ter sido limpo por outro grupo de crianças há menos de duas semanas, o lixo continua a ser deixado por quem frequenta esta zona, principalmente para pescar, e por isso foi necessário proceder a uma nova recolha de diversos tipos de materiais, nomeadamente garrafas de cerveja, sacos e embalagens de materiais de pesca. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato no Festival Músicas do Bosque

Devolução à Natureza de 1 gaio na Mata da Cerca com o Club Camões

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de um tartaranhão-ruivo-dos-pauis na Figueira da Foz

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto

II passeio de observação de aves e devolução à Natureza de 1 milhafre-preto em Marmeleira, Mortágua.