As crianças de Paços da Serra limparam o lixo da ribeira da sua aldeia


No dia 9 de Abril de 2015 decorreu uma actividade de limpeza de lixo na ribeira de Paços da Serra em Gouveia.


Esta actividade foi dinamizada pelo Grupo Aprender em Festa (GAF) no âmbito do projecto Uma Aventura no Mundo da Cidadania e envolveu as crianças e educadoras da Escola de Paços da Serra, a Junta de Freguesia local e o CERVAS.


A iniciativa partiu das próprias crianças da aldeia que, no âmbito do projecto anteriormente referido, identificaram problemas nalguns locais de Paços da Serra, sendo um deles a acumulação de lixo na ribeira que atravessa a sua aldeia.


Por isso, com a colaboração das várias entidades envolvidas, foi recolhido todo o lixo detectado num troço da ribeira, desde pneus e sacos de plástico até telemóveis, calçado, peças de roupa e até embalagens de medicamentos que estavam a poluir a linha de água.


Como o trabalho de limpeza teve que ser realizado por turnos, de forma a envolver as crianças da forma mais segura possível, o CERVAS realizou em simultâneo algumas oficinas de educação ambiental para que as crianças pudessem ficar a conhecer melhor a fauna selvagem da região, com destaque para as que estão mais associadas às ribeiras.


Sempre que era possível as crianças foram também observando animais que existem em Paços da Serra, como foi o caso de algumas aves como a alvéola-cinzenta (Motacilla cinerea), a andorinha-das-rochas (Ptyonoprogne rupestris), o chapim-real (Parus major) e a águia-calçada (Aquila pennata) ou anfíbios como a rã-ibérica (Rana iberica).


O CERVAS agradece o convite e continua disponível para futuras acções de educação ambiental em parceria.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns. Excelente iniciativa!!

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião