Saídas de campo para introdução à observação de aves em Gouveia


Entre 14 e 17 de Fevereiro de 2015 o CERVAS e a ViVaVentura organizaram 4 saídas de campo para introdução à observação de aves em Gouveia.


Estas actividades decorreram durante a Exposerra 2015 e o principal objectivo foi a divulgação das potencialidades do “birdwatching” (observação de aves) como actividade turística, de lazer, mas também de educação ambiental, no concelho de Gouveia.


No total participaram 17 pessoas diferentes, tendo algumas estado em várias saídas, e foi possível registar 46 espécies, com destaque para o bico-grossudo (Coccothraustes coccothraustes) e o tentilhão-montês (Fringilla montifringilla). 


O dia 14 foi dedicado às aves urbanas e florestais, com visitas ao Mirante do Paixotão e área envolvente e ainda a mata da Cerca.


Nos dias 15 e 16 foram percorridas zonas agrícolas e ribeirinhas, respectivamente, em Mira Serra, Arcozelo e Ribamondego.


No último dia o objectivo foram as espécies de montanha e realizou-se um percurso de automóvel, com diversos pontos de paragem, entre Gouveia e o Vale do Rossim.


O CERVAS e a ViVaVentura continuarão a organizar actividades que promovam e divulguem a biodiversidade da Serra da Estrela, e de Gouveia em particular.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

A empresa Alvespets apoia o CERVAS na recuperação de aves selvagens insectívoras

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Dezembro: Fuinha

24ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu na Escola Superior Agrária de Coimbra

O CERVAS recebeu a visita de estudantes de Medicina Veterinária da Escola Universitária Vasco da Gama

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto