domingo, 21 de dezembro de 2014

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato no Mercadinho de Natal em Gouveia


No dia 20 de Dezembro de 2014 o CERVAS participou no Mercadinho de Natal em Gouveia.


Este evento foi promovido pelo Município de Gouveia e permitiu a diversas pessoas e entidades locais a divulgação e venda dos seus produtos na Praça de S. Pedro, bem no centro da cidade.


Apesar do frio a população local e vários turistas aderiram à iniciativa, fazendo assim as suas compras de Natal e participando nas diversas actividades desenvolvidas, desde animação musical a pequenos workshops.


Após o evento, foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco) que estava em recuperação no CERVAS.


Esta acção decorreu na mata da Cerca, e contou com a participação de alguns habitantes locais e um grupo da secção de judo da Associação Educativa e Recreativa de Góis, que estava de visita a Gouveia e que também teve a oportunidade de visitar as exposições da Casa da Torre.




Esta coruja tinha ingressado no CERVAS em 2013 após ter sido atropelada e apresentava uma fractura do úmero de uma das asas, devido ao trauma violento que sofreu.


O processo de recuperação consistiu em imobilização da asa afectada e posteriormente treino de voo e caça em contacto com outras aves da mesma espécie, realizando em simultâneo a muda de penas de voo.


A devolução à Natureza realizou-se ao final da tarde numa zona florestal que reúne as condições necessárias para a espécie.


 O CERVAS agradece ao Município a possibilidade de participação no Mercadinho e ao grupo de judo de Góis pelo interesse e apoio ao trabalho do centro.

Sem comentários: