18ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu em Gouveia e Seia


Entre 5 e 8 de Dezembro de 2014 decorreu em Gouveia e Seia a 18ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres.



Durante os primeiros dois dias o evento teve lugar na Casa da Torre, em Gouveia, o que permitiu aos cerca de 60 participantes conhecerem as exposições que estão disponíveis nesse espaço, sobre o trabalho do CERVAS, a fauna selvagem da região e ainda a de fotografia de aves selvagens, "Viver para Voar", de Thijs Valkenburg.



Durante o dia de Sábado, para além das sessões teóricas sobre principios básicos, instalações, captura e manipulação e exame físico, decorreu uma visita ao CERVAS durante a qual os participantes puderam conhecer as instalações do centro e assistir à devolução à Natureza de 2 mochos-galegos (Athene noctua).



No terceiro dia, tal como nos anos anteriores, o workshop deslocou-se para Seia, e decorreu nas excelentes instalações do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE). Aqui, para além de executarem a componente prática do curso, os participantes ficaram a conhecer um pouco melhor a rica biodiversidade da Serra da Estrela através de uma visita guiada pelo biólogo do CISE, José Conde, a quem o CERVAS agradece mais uma vez a colaboração e apoio.



Devido ao elevado número de participantes foi necessário prolongar o curso por mais um dia do que é habitual e por isso, na segunda-feira, decorreu uma nova sessão prática, desta vez já de novo nas instalações do CERVAS, com o grupo que veio da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a quem agradecemos a disponibilidade para esta alteração de dia.


Para além do teino de diversas técnicas estes participantes tiveram ainda actividades adicionais como uma mini-sessão de introdução à observação de aves e a devolução à Natureza de um melro-preto (Turdus merula) que estava em recuperação no CERVAS.



O CERVAS agradece a todos os participantes pelo interesse e apoio ao trabalho do centro bem como ao Município de Seia  / CISE pela cedência de instalações e ao Município de Gouveia / Posto de Turismo pela cedência de material.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião