Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato na 5ª Exposição Ibérica de Aves em Tondela


No dia 29 de Novembro de 2014 o CERVAS participou na 5ª Exposição Ibérica de Aves em Tondela.



Este evento foi organizado pelo Clube Ornitológico de Tondela, uma entidade que reúne centenas de criadores de aves da Beira Interior.


Durante duas horas o CERVAS dinamizou um espaço de divulgação do seu trabalho, das espécies autóctones protegidas e as suas principais ameaças. Tendo em conta o público alvo e o seu papel potencial na divulgação dos problemas de conservação foi dado um destaque especial à captura e cativeiro ilegal de espécies protegidas e à introdução de espécies exóticas na Natureza.


Todos os visitantes interessados foram recebendo informações, esclarecendo dúvidas e, por fim, foi realizada uma sessão de divulgação para todas as pessoas presentes no local, como introdução para a acção de devolução à Natureza de uma coruja-do-mato (Strix aluco) recuperada no CERVAS.


Esta ave de rapina nocturna tinha sido encontrada ferida após atropelamento no IP3 e entregue ao CERVAS pela equipa do SEPNA/GNR de Santa Comba Dão no final de 2013.


No momento do ingresso verificou-se que a ave apresentava uma fractura do metacarpo de uma das asas e o processo de recuperação consistiu em imobilização do membro, e posteriormente fisioterapia e treino de voo e caça em contacto com outras aves da mesma espécie.


A devolução à Natureza foi realizada num espaço adjacente ao pavilhão onde decorria a exposição, junto a áreas agrícolas e florestais.


O CERVAS agradece mais este convite e oportunidade de participação neste evento, tal como já tinha acontecido em 2010 durante a 1ª edição, e está disponível para futuras acções em parceria que contribuam para a divulgação e conservação das espécies selvagens protegidas da região.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião