Devolução à Natureza de 1 cágado-mediterrânico em Arcozelo, Gouveia


No dia 26 de Agosto foi devolvido à Natureza um cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) no rio Mondego, em Arcozelo, Gouveia.


Este animal tinha sido encontrado junto a uma estrada, num local próximo de um incêndio, e foi recolhido por uma pessoa que o encaminhou para o CERVAS através do SEPNA/GNR de Mangualde.


Como o animal não apresentava lesões apenas foi necessário alimentá-lo e deixá-lo em repouso durante alguns dias antes de se proceder à devolução à Natureza.


A libertação realizou-se no rio Mondego, num local que reune as condições necessárias para a espécie e onde esta é comum.



Infelizmente, o que também continua a ser abundante e comum no local é o lixo deixado por pescadores, turistas e outras pessoas que frequentam as margens do rio, num dos locais mais bonitos do concelho de Gouveia.



Nesta mesma zona, em Junho, já tinha sido feita uma acção de limpeza de lixo com a escola primária de Arcozelo mas a quantidade de material depositado posteriormente é grande.



O CERVAS deixa mais uma vez o alerta para a situação e a certeza de que novas acções serão necessárias para minimizar o problema.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião